Página principal
Cursos e Eventos
Luz no Campus - Filosofia ao Entardecer

  Palestra

Saúde Integral

Desde tempos remotos a humanidade procura entender os mecanismos da doença e da cura.
Inicialmente vinculou-se doença e cura exclusivamente, aos prêmios e castigos de divindades. Posteriormente a Ciência passa
a ganhar forças e os mecanismos de aquisição de doenças, microrganismos, fisiopatologia das enfermidades começam a ser identificados. Chega um momento na humanidade em que se dividem competências entre Ciência e Religião, ficando para a Academia os diagnósticos e tratamentos convencionais e para as religiões o cuidar da alma, do espírito.
Esta visão dividiu o Ser em corpo, mente e espírito, como entidades totalmente individualizadas. Com o avançar da medicina surgiram questionamentos que a Ciência clássica não soube responder, como as doenças psicossomáticas e os efeitos placebo com curas inexplicáveis. A medicina atual vê então a necessidade de entender o Ser de forma integral e de tratá-lo em todas as suas propriedades, físicas ou não. O homem deixa de ser visto como partes, mas pede que sua filosofia de vida, suas experiências, suas questões espirituais sejam também avaliadas no processo de doença e cura, gerando o conceito de saúde integral.


  Palestrante

Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula

Professora Doutora, responsável pela disciplina de Neuropediatria, vinculada ao Departamento de Neurologa, Psiquiatria e Psicologia.
Residências em Pediatria e Neuropediatria. Especialista em Neurofisiologia.
Doutorado em Neurociências pela UNICAMP.
Responsável pelo Projeto de Extensão: Saúde e Espiritualidade
Vice-presidente da AME de Botucatu.


  Local e Data

28 de Agosto de 2013 - Quarta-feira - 18 Horas

Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”
Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp
Fazenda Experimental Lageado – Botucatu / SP



ENTRADA: 1 kg de alimento não-perecível.



   
2018 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127