Página principal
Notícias
Projeto Gigante Guarani será lançado no dia 29 de maio

Projeto Gigante Guarani será lançado no dia 29 de maio
No dia 29 de maio, a partir das 16h, no auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, na Fazenda Lageado, em Botucatu/SP, será realizado o evento de lançamento do projeto Gigante Guarani - Restauração Ecológica do Bioma Mata Atlântica em áreas de recarga do Aquífero Guarani.

O projeto, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visa aumentar a cobertura vegetal com espécies nativas e fortalecer a estrutura técnica e de gestão da cadeia produtiva do setor de restauração ecológica na estratégica região que abriga áreas de recarga do Sistema Aquífero Guarani, mais especificamente os municípios de Pardinho, Bofete e Itatinga.

Dentre os objetivos do projeto estão: a promoção da restauração da Mata Atlântica em 200 hectares de áreas de proteção permanente (APP), associado com a produção agroecológica, buscando alternativas econômicas para os produtores rurais realizarem a adequação ambiental; oferta de treinamento para agricultores, jovens moradores de áreas rurais e técnicos do poder público sobre temas da cadeia produtiva da restauração florestal, captação de recursos, elaboração de projetos e acesso as políticas públicas existentes; disseminação dos resultados para a construção de um mecanismo de mobilização social e de sustentabilidade de longo prazo. Tudo com o foco na conservação e recuperação das áreas de preservação permanente do bioma Mata Atlântica, através da manutenção e implantação de modelos de restauração que possam conciliar a recomposição da vegetação nativa com a geração de renda.

Como parte do projeto, serão realizados dois ciclos de cursos de capacitação em módulos, voltados para grupos de agricultores familiares e produtores rurais. O primeiro deles capacitará os participantes para criação de viveiro de mudas, produção de sementes (coleta, beneficiamento e armazenamento), modelos de restauração, políticas públicas e vias de acesso ao financiamento, compensação ambiental e demais fontes de recursos.

Outro curso capacitará agentes públicos municipais para a elaboração dos projetos de lei dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica conforme o artigo 38 da Lei 11.428, de dezembro de 2006 (Lei da Mata Atlântica). O texto legal determina que os municípios cujos territórios estão total ou parcialmente inseridas no bioma Mata Atlântica, atuem proativamente na defesa, conservação e recuperação da vegetação nativa deste bioma.

Além da FCA/Unesp, participam do projeto a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), o Instituto Giramundo Mutuando e o Instituto Itapoty e Ministério do Desenvolvimento Regional.

Mais informações sobre o projeto no site www.giganteguarani.org.br .

Programação completa do evento de lançamento e inscrições em http://www.fepaf.org.br/Cont_Default.aspx?curso=1494



Fonte: Fepaf  Autor: Assessoria de imprensa

Imprimir
 
Indicar a um amigo
 
2019 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Avenida Universitária, 3780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-034 - (14) 3880-7127