Luz no Campus – Um Desconhecimento do Céu – 28/09/2016
16005
post-template-default,single,single-post,postid-16005,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Luz no Campus – Um Desconhecimento do Céu – 28/09/2016

Luz no Campus – Um Desconhecimento do Céu – 28/09/2016

Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer

Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.

Palestra

Um Desconhecimento do Céu

O desconhecimento do céu pressupõe não apenas uma falta de referência, a dificuldade de reconhecer uma única estrela, das seis mil que podem ser observadas a olho nu, no céu da Terra, enquanto ela dá uma volta inteira em torno do Sol.

Um desconhecimento do céu é tanto uma realidade quanto uma metáfora para o crescimento, que parece exponencial, de pontos cegos que se manifestam na vida cotidiana. E que tendem a inviabilizar um olhar mais inquiridor sobre a natureza das coisas, sobre o fascínio da máquina do mundo.

O que fazer? A solução, ao menos a promessa de um encaminhamento para eventual solução, não está numa postura solitária. É um processo coletivo, uma fermentação cultural. E isso porque os humanos não são ilhas, não são isolados, uns dos outros. E essa, talvez, seja a principal razão de porquê um humano fala.

Palestrante

Ulisses Capozzoli

Ulisses Capozzoli, jornalista especializado em divulgação de ciência, é mestre e doutor em ciência (história da ciência) pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo com jornalismo científico. Foi publisher da revista Astronomy Brasil e, durante 12 anos, editor de Scientific American Brasil. Atualmente está escrevendo livros de divulgação científica para uma editora paulista. Presidente por duas vezes da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) é autor de livros como: Antártida, a última terra (Edusp), No reino dos astrônomos cegos- uma história da radioastronomia (Record) e A terceira margem do rio – as águas do Ribeirão das Antas e as histórias que elas contam.

Local e Data

Dia 28 de Setembro – Quarta-feira – 18 Horas

Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”
Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp
Fazenda Experimental Lageado – Botucatu / SP

ENTRADA: 1 kg de alimento não perecível.



EnglishPortuguese