Luz no Campus – Apolo e Dionisio: Forças Antagônicas e Complementares no Mito e na Psique – 04/05/2016
16028
post-template-default,single,single-post,postid-16028,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Luz no Campus – Apolo e Dionisio: Forças Antagônicas e Complementares no Mito e na Psique – 04/05/2016

Luz no Campus – Apolo e Dionisio: Forças Antagônicas e Complementares no Mito e na Psique – 04/05/2016

Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer

Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.

Palestra

Apolo e Dionisio: Forças Antagônicas e Complementares no Mito e na Psique

O mundo é permeado e sustentado por forças, transcendentes e determinantes, que os antigos gregos denominavam deuses. O panteão olímpico revela um modo particular de ordenação do universo, pela distinção de vários tipos de poderes organizados em hierarquias, onde cada divindade possui seus domínios. Na Teogonia, Hesíodo nos conta como Zeus, unido aos olímpicos, venceu forças primitivas e descomunais e organizou o Cosmos, outorgando a cada divindade as suas timai – honras, âmbitos de poder, esferas de atuação. Apolo e Dioniso estão entre as principais divindades da Grécia Antiga. Neste encontro, investigaremos os âmbitos de poder de cada um deles tal como nos revela a literatura grega. O objetivo é, na medida do possível, desvelar a importância e atuação dessas forças divinas não apenas no mito, mas também na natureza humana: o que esses deuses podem, simbolicamente, nos contar sobre poderes antagônicos e complementares que atuam em nossa psique.

Palestrante

Cristina Rodrigues Franciscato

Jornalista com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Literatura Grega Antiga pela FFLCH-USP; tradutora da Tragédia Héracles de Eurípides (Palas Athena Editora, 2003) e coautora dos livros: Estudos Sobre o Teatro Antigo (Editora Alameda, 2010) e A Representação dos Deuses e do Sagrado no Teatro Greco-Latino (Humanitas, 2013). Membro Pesquisador do grupo “Estudos sobre Teatro Antigo” (USP/ CNPQ). Membro da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Realiza viagens culturais à Grécia, atuando como professora e especialista em temas gregos.

Local e Data

Dia 4 de Maio – Quarta-feira – 18 Horas

Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”
Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp
Fazenda Experimental Lageado – Botucatu / SP

ENTRADA: 1 kg de alimento não perecível.



EnglishPortuguese