25 set Sexta edição do Simprot discutiu avanços na área de proteção de plantas
A sexta edição do Simpósio em Proteção de Plantas (Simprot) aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro de 2025, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.
Voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais da área, o evento contou com uma programação diversificada, composta por palestras de especialistas renomados e apresentações de trabalhos científicos. Ao longo dos três dias de evento, foram abordados temas importantes nas áreas de acarologia, entomologia, fitopatologia, microbiologia, nematologia e tecnologia de aplicação.
Na abertura do evento, o professor Caio Carbonari, diretor da FCA, ressaltou a importância do tema do Simpósio. “O Brasil é uma potência agroambiental. Ninguém produz tanto e de maneira tão sustentável como nós. E a ciência da área de proteção de plantas é fundamental para que possamos seguir avançando, especialmente num ambiente de produção tropical, que traz grandes desafios. O que se faz nesse evento, com a discussão dos avanços da ciência em termos de manejo fitossanitário no Brasil é extremamente importante. Além de produzir conhecimento, a missão da FCA é contribuir para que esse conhecimento seja compartilhado e esteja ao alcance da nossa sociedade e do setor produtivo”.
O professor Eduardo Costa Neves, presidente da Comissão Organizadora do evento, fez uma homenagem ao criador do Simprot, professor Edson Luiz Lopes Baldin, falecido em junho de 2022. E ainda como parte da abertura do evento, os professores aposentados Chukichi Kurozawa (Professor Emérito da FCA) e Wilson Badiali Crócomo apresentaram a história do Departamento de Proteção Vegetal. A solenidade de abertura contou também com as presenças das professoras Renate Krause Sakate, chefe do Departamento de proteção Vegetal da FCA, e Regiane Cristina de Oliveira, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Proteção de Plantas.
Ao final do evento, foram premiados os seguintes trabalhos:
1º lugar: Samya Ayeska Queiroz Souza – Efeito da aplicação tópica de dsRNAS homólogos a regiões do genoma do cowpea aphid-borne mosaic virus na taxa de infecção e concentração do vírus em plantas de maracujá.
2º lugar: Vinícius Floriano Negrão – Tentativa de controle do tomato chlorosis virus (ToCV) em tomateiros através da aplicação tópica de dsrnas.
3º lugar: Matheus Peres Rodrigues – Preferência de oviposição de bemisia tabaci middle east-asia minor 1 em feijoeiros sadios ou infectados com o cowpea mild mottle virus (CPMMV)
O presidente da Comissão Organizadora fez uma avaliação do evento, de maneira geral. “Tivemos as presenças de palestrantes renomados, vinculados a instituições de pesquisa importantes e a empresas gigantes do agronegócio brasileiro, tais como Syngenta e UPL, que foram patrocinadoras “Ouro” do evento. Com a qualidade das palestras, consequentemente, tivemos bastante participação dos alunos da FCA e de outras instituições nas discussões sobre os conteúdos que foram apresentados”, comentou o professor Eduardo. “O evento também foi uma ótima oportunidade para os estudantes apresentarem seus trabalhos e serem avaliados por docentes e pelos demais participantes. Por fim, o Simpósio trouxe muitas contribuições importantes sobre o tema de proteção de plantas, apresentando as últimas respostas às novas demandas que vão surgindo nessa área. Nosso balanço, portanto, é bastante positivo”.