
27 out Aulas de Yoga gratuitas para alunos da FCA/Unesp
Desde 2014, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, oferece aulas de Yoga para alunos e servidores da FCA, no Espaço Saúde da FCA, próxima ao Ginásio Poliesportivo da Fazenda Lageado.
Em virtude do aumento do adoecimento populacional, aliado a perda de poder de consumo das famílias brasileira no período pandêmico, a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e o Programa de Permanência Estudantil da FCA, buscaram juntos proporcionar a oferta de vagas gratuitas da prática aos alunos integrantes do Programa.
Com aulas ministradas pelo professor Carlos Rocha, a Yoga é um compilado de exercícios respiratórios, de posturas físicas e de meditação para melhor controle dos sentidos da mente e do corpo. Trata-se de uma terapia complementar para uma vida mais saudável, citada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um meio de melhorar a saúde em seu Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030.
A prática da Yoga melhora a qualidade de vida, reduz o estresse, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, alivia a ansiedade, depressão e insônia, melhora a aptidão física, a força e a flexibilidade geral.
Para ter acesso às vagas gratuitas sociais, os alunos devem vir encaminhados pela assistente social Miriam Malacize Fantazia. Os contatos são: whatsapp (14) 99178-8306, e-mail permanenciaestudantil.fca@unesp.br ou pelo voip (14) 3880-7688.
O objetivo é promover ações de saúde integrativas aos alunos de graduação e pós-graduação da FCA. As aulas de Yoga fazem parte da primeira iniciativa de um programa de saúde em plena construção em parceria da FCA e da Fepaf.