Luz no Campus – As florestas do mundo: o homem – 09/05/2007
16099
post-template-default,single,single-post,postid-16099,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Luz no Campus – As florestas do mundo: o homem – 09/05/2007

Luz no Campus – As florestas do mundo: o homem – 09/05/2007

Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer

Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.

Palestra

As florestas do mundo: o homem

“As florestas do mundo: o homem” foi o tema da conferência ministrada pelo professor Antonio Natal Gonçalves, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP.

O palestrante abordou assuntos como a aplicação dos conceitos de ética e estética no uso das florestas; a expansão das funções da floresta para além de seu uso na indústria madeireira; a influência da religiosidade na nossa maneira de entender a floresta; a crise do ter e do ser; a questão da sustentabilidade e uma análise crítica sobre o comércio de carbono.
Durante sua fala, o professor Natal provocou o público com várias questões como: até que ponto a academia defende os interesses de determinados grupos em detrimento do interesse geral da sociedade? O que estamos fazendo dentro da universidade? O que estamos fazendo de concreto para evitar a internacionalização de nossas florestas e de nossas águas?

Ao alertar para a necessidade de conscientização dos profissionais e da população em geral sobre o cuidado com os recursos naturais, o palestrante afirmou: “Estamos esquecendo os limites ecológicos e a capacidade de recuperação dos ambientes”.

Palestrante

Antonio Natal Gonçalves
Depto de Ciências Florestais – ESALQ-USP

Local e Data

09 de Maio de 2007