Luz no Campus – Repensando Diferenças – 24/08/2016
16023
post-template-default,single,single-post,postid-16023,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Luz no Campus – Repensando Diferenças – 24/08/2016

Luz no Campus – Repensando Diferenças – 24/08/2016

Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer

Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.

Apresentação

Repensando Diferenças

Na semana de 21 a 28 de agosto será realizada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema” O Futuro se faz com a conscientização das diferenças” com o objetivo de promover uma ampla reflexão sobre as diferenças, evidenciadas na sociedade, através de atitudes ameaçadoras da dignidade das pessoas, ao ponto de não serem aceitas pela sua condição.

Dentro desse objetivo, a APAE de Botucatu estará apresentando relatos de pessoas que convivem com pessoas com deficiências e apresentação artística do Grupo Abayomi, que, certamente, nos levarão a repensar as diferenças.

Grupo

Grupo Abayomi

Os profissionais da APAE de Botucatu, preocupados com a valorização da cultura popular brasileira, buscaram alternativas de ensino, colocando os atendidos em contato com músicas, instrumentos e danças folclóricas.

Observou-se que os atendidos que participam das atividades de musica e dança conseguem desenvolvimento significativo da condição física e motora, na interação social e, principalmente, aumento da autoestima, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida.

Aos poucos os ritmos brasileiros tomaram conta das aulas e proporcionaram uma vontade de saber e aprender as diferentes manifestações da cultura popular, culminando com a formação de um grupo denominado Abayomi, do dialeto africano de origem Iorubá ,”abay” – encontro e “omi” – precioso.

Esse encontro precioso de jovens e adultos à procura de mecanismos para expressar seus sentimentos por meio da arte, propicia a essas pessoas a oportunidade de mostrar para a sociedade a capacidade individual , antes escondida ou até mesmo comprometida pelas suas deficiências.

Local e Data

Dia 24 de Agosto – Quarta-feira – 18 Horas

Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”
Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp
Fazenda Experimental Lageado – Botucatu / SP



EnglishPortuguese