Seminário discute uso de aviões e drones agrícolas na proteção de florestas
16555
post-template-default,single,single-post,postid-16555,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Seminário discute uso de aviões e drones agrícolas na proteção de florestas

Seminário discute uso de aviões e drones agrícolas na proteção de florestas

Empresários, pesquisadores, técnicos e outros profissionais que atuam nos setores aeroagrícola e de florestas têm encontro marcado no dia 21 de março, em Botucatu, no interior paulista. Isso por conta do seminário Aviação agrícola no setor florestal: oportunidades e desafios, que ocorrerá no Auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

As inscrições estão abertas a partir desta segunda (27) e são feitas pela página do Ibravag na Internet. O formulário pode ser acessado clicando AQUI ou digitando o endereço ibravag.org.br/eventos/aviacao-agricola-no-setor-florestal. Em ambos os casos, é preciso estar cadastrado na plataforma, o que também pode ser feito na hora (como associado ou, se for o caso, como visitante).

Mas é bom se apressar, já que as vagas são limitadas.

A programação será das 8h30 às 16h30, com painéis abordando como as aeronaves agrícolas tripuladas e o uso de drones aliam produtividade com segurança ambiental no trato de florestas – inclusive com ações de proteção a abelhas e de prevenção e combate a incêndios em vegetação. Além dos desafios e oportunidades da atuação das ferramentas aéreas nesse segmento e das boas perspectivas em um mercado tão intrinsicamente ligando à preservação de ecossistemas e ao mercado de carbono. Com demonstração de drone à tarde.

O encontro reunirá também autoridades governamentais, bem como estudantes de Agronomia, Engenharia Florestal e de demais carreiras presentes nos cultivos de espécies comerciais ou para reflorestamento. A promoção é do programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA) Brasildesenvolvido pelo Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), junto com o do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). O evento tem apoio ainda da FCA/Unesp, da Indústria Brasileira da Árvore (Ibá) e da Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas (Florestar São Paulo).

AFINADO COM A SUSTENTABILIDADE

Conforme relatório Anual 2022 da Ibá, a área de plantio de florestas comerciais no País chega a 9,93 milhões de hectares, a maioria nos Estados de Minas Gerais (2,31 milhões de ha), São Paulo (1,26 milhão de ha) e Paraná (1,18 milhão de ha). Entre as espécies cultivadas comercialmente, o eucalipto ocupa o primeiro lugar com 7,53 milhões de hectares, seguido pelo pinus (1,93 milhão de hectares). Um mercado amplo e afinado com o conceito de sustentabilidade e que exige prestadores de serviços comprometidos com as boas práticas – indo ao encontro do próprio BPA e de outros programas de melhoria contínua das entidades aeroagrícolas. Os dados foram divulgados na última edição da revista Aviação Agrícola, do Ibravag – clique AQUI para saber mais.

Lembrando que o Brasil possui a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do planeta, com cerca de 2,5 mil aeronaves e que atua também na aplicação de produtos orgânicos, fertilizantes, semeadura e ainda opera no combate a incêndios florestais. Sem falar na tecnologia dos drones, que cada vez mais encontra espaço no trato florestal – inclusive com a simbiose entre equipamentos de imagens e de aplicação, além da substituição dos equipamentos costais de pulverização manual.



EnglishPortuguese