Curso inédito capacita peritos em seguros rurais
16254
post-template-default,single,single-post,postid-16254,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Curso inédito capacita peritos em seguros rurais

Curso inédito capacita peritos em seguros rurais

Numa parceria entre a BB Seguros e a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu (SP), foi lançado um curso para a capacitação de Peritos em Seguros Rurais, contando  com apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF).

O curso possibilitará o entendimento das principais demandas das seguradoras e, especialmente, das técnicas aplicadas, conduta e atuação dos peritos quando da ocorrência de sinistros. Conceitos relacionados aos seguros rurais e à atividade do perito na condução da avaliação de sinistros são as bases do conteúdo programático.

O formato de EAD (ensino à distância) permite aumentar o alcance do curso, o que se verifica com a participação de 540 alunos matriculados, desde o lançamento na plataforma em julho de 2022.

“A expansão das fronteiras agrícolas e o avanço tecno-científico de máquinas, equipamentos, geotecnologias, manejo e gestão de risco, beneficiam o segmento rural e criam a necessidade de manter a área de seguros atualizada, capacitando os profissionais que nela desempenham suas atividades”, comenta Paulo Hora, superintendente de Seguros Rurais da Brasilseg. “Esse aspecto é ainda mais importante em relação aos peritos que atuam em campo, que são um dos principais elos entre a seguradora e o produtor rural. Temos a ambição de ser a maior capacitadora de profissionais do segmento de seguros rurais no Brasil”, acrescenta o executivo.

Na plataforma Broto já é possível acessar o módulo que trata dos requisitos básicos para capacitação de peritos rurais e mais cinco aulas com as culturas: Algodão, Arroz, Batata, Soja, Trigo e Aveia, além de uma aula extra que aborda o tópico de Amostragem das culturas de café, cana-de-açúcar, milho e soja.

Até o final deste ano também estarão disponíveis no Broto, mais nove aulas, sendo oito delas com importantes culturas agrícolas e mais uma aula com foco nos processos e práticas da seguradora para atualizar e aprimorar a atuação dos peritos.

Com esta iniciativa, a BB Seguros em parceria com a FCA, pretende atender a uma necessidade latente por qualificação no Brasil, proporcionando ensino técnico pautado por conteúdo teórico de qualidade, e com isso tornar-se referência na formação de peritos de campo, renovando o mercado de trabalho na área.

“Aliando conhecimento prático e acadêmico, queremos formar profissionais qualificados e dar novas oportunidades de carreira no segmento de seguro rural, principalmente para os engenheiros agrônomos, comenta Roseli Visentin, coordenadora técnica deste projeto. “Além deste curso estamos desenvolvendo conteúdo a ser ministrado, no próximo ano, como disciplina optativa, vinculando a FCA a este importante mercado”, acrescenta Roseli.

“Acreditamos que o impacto positivo no mercado seja imediato, uma vez que são os peritos que atendem às demandas das seguradoras, seja na realização de vistorias para a aceitação de riscos ou realizando perícias que localizam, amostram, caracterizam e quantificam as perdas nas áreas asseguradas”, complementa o professor Roberto Lyra Villas Boas, coordenador acadêmico do projeto pela Faculdade de Ciências Agronômicas.

Além do professor Roberto Lyra, que também ministrou aulas sobre amostragem das culturas de café, cana-de-açúcar, milho e soja e de Roseli Visentin, a equipe que participou do curso é formada pelos professores: João Paulo Gonsiorkiewicz (trigo, aveia, centeio, cevada, triticale, canola e amendoim), Juliano Carlos Calonego (milho e soja), Rogério Peres Soratto (feijão, girassol, café e batata), Carlos Alexandre Costa Crusciol (arroz e cana-de-açúcar) e Fábio Rafael Echer, da Unoeste (algodão).

O curso está disponível no Broto, plataforma exclusiva para o produtor rural mantida pela BB Seguros e pelo Banco do Brasil, e pode ser acessada gratuitamente, com aulas no modelo EAD (Ensino à Distância).



EnglishPortuguese