Dia Internacional da Mulher: servidoras participam de atividade na Fepaf
16558
post-template-default,single,single-post,postid-16558,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Dia Internacional da Mulher: servidoras participam de atividade na Fepaf

Dia Internacional da Mulher: servidoras participam de atividade na Fepaf

No dia 08 de março, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), com apoio da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, promoveu uma manhã dedicada ao tema Saúde da Mulher, voltada para as servidoras contratadas pela empresa terceirizada que realiza os serviços de limpeza na Fazenda Experimental Lageado.

Cerca de 40 mulheres, incluindo a equipe de servidoras da Fepaf, participaram da dinâmica “Yoga e AcroYoga: potencial para a saúde da mulher”, conduzida pelo professor Carlos Roberto da Rocha, e assistiram à palestra “Saúde da Mulher: a potência do feminino”, proferida pela psicóloga Carolina Kobashi.

A professora Renata Cristina Batista Fonseca, diretora-presidente da Fepaf, falou sobre a importância da realização do evento. “Nós, da Fepaf, com apoio da Diretoria da FCA e da assistente social Miriam Malacize Fantazia, resolvemos promover uma atividade para essas grandes parceiras que temos, que são as servidoras da empresa de limpeza, como uma forma de agradecer e valorizar o trabalho feito por elas. São pessoas que estão conosco aqui todos os dias, cuidando desse espaço tão especial que é a Fazenda Lageado. Elas fazem um trabalho que, às vezes, fica invisível aos olhos da comunidade, assim como o trabalho que muitas mulheres executam em seus lares, e que as pessoas só se dão conta da sua importância quando ele deixa de ser feito. É um trabalho silencioso, mas fundamental para a organização e limpeza desse espaço, frequentado por tantas pessoas. É uma forma de valorizar esse cuidado, que é intrinsecamente feminino e também de expressar toda nosso reconhecimento, gratidão, respeito e carinho por essas grandes mulheres.

Na Unesp

No dia 08 de março, a Unesp, por meio de sua Assessoria de Comunicação e Imprensa divulgou o comunicado abaixo:

Além de ser reconhecida como uma das maiores e mais importantes instituições de ensino superior do país, a Unesp se destaca por ser uma universidade que vive e promove a inclusão, o acolhimento e o respeito à diversidade.

Essa realidade, cada vez mais plural e inovadora, possui uma importante razão de ser: a participação crescente de mulheres. De 2017 a 2022, é possível apontar o aumento do número de alunas na graduação (alta de 5,8%) e de professoras (alta de 85,8%).

Seja no corpo docente, estudantil ou na estrutura técnico-administrativa, nos esforçamos para ampliar os espaços de protagonismo feminino, onde suas visões, propostas e presença sejam valorizadas, com intuito de diversificar e transformar não só o ambiente acadêmico, como toda a sociedade.

Neste 8 de março, reconhecemos o papel fundamental das mulheres na construção de uma universidade com mais equidade e reafirmamos nosso compromisso em garantir direitos e criar mais oportunidades para alunas, servidoras, professoras e pesquisadoras. Parabenizamos a todas por serem um elo de sabedoria e transformação tão essencial em nossos dias.



EnglishPortuguese