15 ago EPCiS realizado reúne mais de 300 participantes
Nos dias 13 e 14 de agosto, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, sediou a edição de 2024 do Encontro Paulista de Ciência do Solo (EPCiS), evento bienal organizado pelo Núcleo Estadual Paulista (NESP) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), com apoio da Fapesp e da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).
O evento constitui um importante ponto de interseção para seu público-alvo que está envolvido em atividades de ensino, pesquisa e extensão tecnológica, gestão da informação e conhecimento, planejamento estratégico, e aprimoramento de produtos ou processos do sistema agroindustrial ou difusão tecnológica, relacionados ao recurso natural solo e aos sistemas de produção agropecuários.
Dentre os temas abordados nas palestras e debates estiveram: os desafios da Ciência do Solo para as próximas décadas no Brasil; inteligência artificial, sensores e agricultura de precisão; biotecnologia e microbiologia do solo; fertilidade do solo e fertilizantes e manejo e conservação do solo.
Nesta 5ª edição, foram 349 inscrições de participação e 192 resumos de trabalho submetidos e aprovados. Estiveram presentes professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação até produtores rurais, técnicos agrícolas e demais profissionais de áreas relacionadas à Ciência do Solo, participando das mais de 14 palestras e conferindo a apresentação de trabalhos científicos.
Dentre os objetivos do EPCis estão: a promoção da disseminação de conhecimento técnico e científico no meio acadêmico e profissional; o incentivo à participação ativa do público em discussões relevantes sobre as questões que envolvem a Ciência do Solo, com o intuito de preservar esse recurso vital no âmbito do Estado de São Paulo, visando à produção sustentável; o estímulo ao intercâmbio de informações entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de diversas regiões do Estado, além da ampliação da visibilidade do Núcleo Estadual São Paulo (NESP) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), buscando uma participação mais ativa nos órgãos governamentais e agências de fomento na área de Ciência do Solo.
“Ficamos honrados com a presença de todos. Os núcleos regionais da SBCS tem a missão de difundir a ciência e promover encontros como esse para reunir pesquisadores, técnicos e alunos para que nós possamos discutir as demandas para a ciência do solo. Reuniões como essa são muito importantes”, comentou Estevão Vicaris Mellis, do Instituto Agronômico de Campinas e diretor do Núcleo Estadual Paulista (NESP) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). “Agradecemos muito o apoio da Unesp e da FCA, além de toda a comissão organizadora e os patrocinadores. Nessa reunião tratamos sobre o avanço das tecnologias em ciência do solo. É um evento regional que tem um caráter internacional. Temos palestrantes vindos das Europa, participantes vindos da África, além de diversas regiões do Brasil. Ficamos muito felizes pela dimensão que o Encontro atingiu”.
O professor Rogério Peres Soratto, presidente da Comissão Organizadora do evento também falou sobre a importância de sal realização. “Para nós da FCA é uma honra receber todos aqui. É muito gratificante receber alunos, pesquisadores e, técnicos para discutir ciência do solo. Quando falamos de solos, falamos da base da vida no planeta Terra. Praticamente todas as áreas das ciências agrárias passam pelo solo, que é tão importante para alimentação, habitação, serviços ambientais, equilíbrio ambiental e tantas outras áreas”.
Durante a solenidade de abertura do Encontro Paulista de Ciência do Solo (EPCiS) , houve uma homenagem especial ao professor Ciro Antônio Rosolem, do Departamento de produção Vegetal da FCA, por sua relevante contribuição às pesquisas na área de Ciência dos Solos e à Agricultura em geral.
No encerramento dos trabalhos a Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, câmpus de Dracena, foi anunciada como a sede da próxima edição do EPCiS, a ser realizada em 2026. Também na sessão de encerramento do evento foram anunciados os trabalhos premiados no evento. A saber:
Apresentação de pôster: empatados em 1º lugar
– “Potencial da integração lavoura-pecuária na formação de agregados biogênicos e aumento de carbono em solos arenosos” – Beatriz da Silva Vanolli e demais autores.
– “Caracterização e classificação de solos derivados de grus de granito na região de Itu/SP” – Mayara Mac Alpine e demais autores.
Apresentação oral
1º lugar: “Is it possible to detect and map enzyme activities from the whole agriculture brazilian área by a sensor located 800km from the target” – Heldy Soledad Rodriguez Albarracin e demais autores.
2º lugar: “Inoculação com pseudômonas fluorescens associada a dose de nitrogênio em megathyrsus maximum cv Miyagui” – Flavia Rodrigues Martinez e demais autores.