Fepaf sedia apresentação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual
17363
post-template-default,single,single-post,postid-17363,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Fepaf sedia apresentação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual

Fepaf sedia apresentação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual

Na última quinta-feira (07/12), na seda da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, ocorreu a solenidade de apresentação do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – PROFNIT da Unesp e Centro Paula Souza.
A solenidade contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, professor Vahan Agopyan; do professor Saulo Philipe Sebastião Guerra, diretor da Agência Unesp de Inovação (AUIN), na ocasião representando o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti; da professora Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza; do professor Caio Antonio Carbonari, vice-diretor, representando o diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, professor Dirceu Maximino Fernandes, e da professora Maria Valnice Boldrin, pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp.
O PROFNIT é um mestrado profissional ofertado em rede, presencial e gratuito. Objetiva o aprimoramento da formação profissional de graduados das mais diversas áreas para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) ou nos Ambientes Promotores de Inovação dos diversos setores acadêmicos, empresariais, governamentais, bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Oferecido nacionalmente, está presente em mais de três dezenas de pontos focais distribuídos em todas as regiões do Brasil, contando com quase 400 docentes.
Por meio da iniciativa da Agência Unesp de Inovação (AUIN), do Centro Paula Souza e da Pró-Reitoria de Pós-graduação da Unesp, houve a proposta de incluir a Unesp no PROFNIT, como forma de ampliar a promoção da inovação e excelência na pós-graduação da universidade e reforçar a posição da instituição como um polo de referência na educação superior.
Após uma avaliação conduzida pelos professores Tatiane Luciano Balliano e Eduardo Meirelles, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Avaliação Nacional, aconteceu a aprovação do que será o 1º Programa de Mestrado Profissional do Estado de São Paulo a integrar a Rede Nacional do PROFNIT.
O secretário Vahan Agopyan saudou a iniciativa. “Quando falamos de Inovação, as políticas públicas de propriedade intelectual são essenciais. Eu parabenizo a Unesp pela iniciativa de se juntar à rede PROFNIT que é um programa de mestrado profissional de âmbito nacional, mas mais do que isso, é um mestrado que vai preparar pessoas capacitadas para pensar, sugerir e aplicar essas políticas públicas e assim transformar a Inovação numa realidade em nosso país. Parabéns à Unesp e aos professores que estão se dedicando a esse tema. Tenho certeza que será muito importante para universidade e mais ainda para o Estado de São Paulo e nosso país”.
Durante a solenidade, o professor Saulo Guerra comemorou a inclusão da Unesp no Programa. “É com imensa alegria que testemunhamos a materialização da parceria entre Unesp e Centro Paula Souza na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), que se torna o epicentro deste novo Programa, destinado a formar e capacitar agentes inovadores em todo o país. Trata-se de um marco para nossa Universidade e queremos expressar nossa gratidão pela presença de autoridades, parceiros do PROFNIT e todos os envolvidos nesse projeto de implantação. Este é apenas o começo de uma caminhada promissora, e mal podemos esperar para ver as conquistas que este programa trará para a inovação e desenvolvimento regional e nacional. A partir de 2025, além dos cinco programas de pós-graduação que já possui, a FCA terá o primeiro programa do Estado de São Paulo na área de Inovação, que formará profissionais qualificados para trabalhar com propriedade intelectual e transferência de tecnologia para Inovação. Nosso programa será interdisciplinar e com foco nas ações inovadoras e de empreendedorismo, o que, além de enriquecer o ambiente acadêmico, também amplia as possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras”.
A professora Maria Valnice Boldrin, pró-reitora de Pós-graduação da Unesp, também fez questão de salientar que a inclusão da Unesp no PROFNIT poderá gerar benefícios para todos os programas da universidade. “A Unesp tem hoje 139 programas de pós-graduação, dos quais 115 são programas acadêmicos e 24 profissionais. Agregar a formação de recursos humanos na área de propriedade intelectual e transferência de tecnologia é um dos grandes desafios para todos os programas de pós-graduação da Unesp. O PROFNIT pode dar essas sustentação para que todos os programas da Unesp sejam capazes de transferir tecnologia para a sociedade de uma forma mais profissional. Espero que o PROFNIT promova um grande movimento de interação entre os programas, para alavancar a transferência da tecnologia que já é desenvolvida na maioria dos 139 programas. Precisamos de recursos humanos que saibam reconhecer as potencialidades das ideias e dos avanços desenvolvidos em cada programa. Congratulo o professor Saulo, que coordena a proposta. Espero que o PROFNIT seja um elo de ligação entre o que já é feito dentro dos programas de Unesp nas 45 áreas do conhecimento e a transferência dessa tecnologia para a sociedade”.
O professor Caio Carbonari, vice-diretor da FCA, destacou o potencial do município para a obtenção desse resultado. “Não há dúvidas que o arranjo de ciência, tecnologia e inovação de Botucatu com as unidades da Unesp, Fatec, Parque Tecnológico e Fundações somado à excelência das demais Unesp e de todos os atores desse projeto formam um terreno muito fértil para receber o primeiro PROFINIT do estado de São Paulo SP. Esse panorama permitirá excelentes resultados num futuro próximo, ajudando a transformar ciência de qualidade em tecnologias à disposição do setor produtivo e da sociedade brasileira. Temos uma excelente infraestrutura de bibliotecas, salas de aula, laboratórios, parque de equipamentos, fazendas de ensino, pesquisa e extensão. Temos um Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (INETEC) e estamos implantando na FCA equipamentos muito importantes e com grande aderência à proposta do Profinit, como o Centro de Exposição, Inovação e Cultura (CEIC) e o Fab Labs (Fabrication Laboratory)”.
Por fim, os avaliadores do PROFNIT deixaram suas impressões. “A Rede PROFNIT com a potente equipe proponente da Unesp, câmpus de Botucatu e o Centro Paula Souza embarcaram juntos em um processo de alinhamento para a concretização da proposta de instalação de um novo ponto focal. Para todos nós na Rede PROFNIT, este é um momento aguardado com grande expectativa. Ele abre portas para a expansão de nossas atividades, permitindo-nos estender nossa influência a um estado chave para a federação. Além disso, estamos honrados em colaborar com instituições tão robustas e fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, como a UNESP e o Centro Paula Souza”, declarou a professora Tatiane Balliano.
“A parceria com essas instituições fortalece nossa missão de impulsionar a pesquisa, a inovação e o progresso científico. Estamos ansiosos para contribuir de maneira significativa para o avanço dessas áreas tão fundamentais, celebrando a união de esforços e o compromisso compartilhado com a excelência acadêmica”, complementou o professor Meirelles. “Este é um passo estratégico na jornada da Rede PROFNIT, e estamos entusiasmados com as oportunidades que se desdobrarão a partir desse importante alinhamento. Destaco ainda todo o trabalho do Diretor da AUIN, professor Saulo Guerra e sua equipe na materialização dessa iniciativa. Sejam bem-vindas Unesp e Centro Paula Souza à Rede PROFNIT”.



EnglishPortuguese