Luz no Campus – Cultivando a Vida: Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa para a Saúde e Longevidade – 20/03/2019
16116
post-template-default,single,single-post,postid-16116,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Luz no Campus – Cultivando a Vida: Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa para a Saúde e Longevidade – 20/03/2019

Luz no Campus – Cultivando a Vida: Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa para a Saúde e Longevidade – 20/03/2019

Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer

Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.

Palestra

Cultivando a Vida: Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa para a Saúde e Longevidade

O que determina o quão saudáveis seremos? O que podemos fazer para melhorar a qualidade da nossa saúde?
Na China antiga muitos imperadores inconformados com a possibilidade da morte, buscaram em seus mais renomados cientistas a produção de um elixir da imortalidade. Como todos falharam, perceberam que algo poderia ser feito diante da brevidade da vida. Poderiam utilizar técnicas advindas do taoísmo para preservar a saúde e prolongar o tempo de vida. Estes métodos foram chamados de Yang Sheng, traduzidos como “Nutrição à Vida” ou “cultivo à Vida”.
Cultivar a vida significa preservar e promover a saúde, prevenindo o surgimento de doenças e atingindo a longevidade através de vários métodos e práticas, como o cultivo da mente, regulação da dieta, realização de exercícios físicos, manutenção de um estilo de vida regular e adaptação aos fatores climáticos. A arte de preservar e promover a saúde é considerado um dos mais importantes conceitos de saúde da cultura chinesa e fundamental na medicina tradicional chinesa.

Palestrante

Guilherme Lordelo

Psicólogo, especialista em Psicologia Junguiana, Acupuntura e Fitoterapia Chinesa, Instrutor de Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, integra e coordena o programa de Práticas Integrativas e Complementares(PICs) no Município de Mogi das Cruzes. Atua na Atenção Básica da Saúde com ações de prevenção, promoção e recuperação da Saúde, realiza capacitação de profissionais da área da Saúde e ações de Matriciamento com o objetivo de divulgar e desenvolver a Política de Práticas Integrativas e Complementares no Município de Mogi das Cruzes – SP. Maiores informações: www.caminharnatural.com

Local e Data

Dia 20 de Março de 2019 – Quarta-feira – 18 Horas

Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”
Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp
Fazenda Experimental Lageado – Botucatu / SP



EnglishPortuguese