Luz no Campus -Saúde Integral – 28/08/2013
16052
post-template-default,single,single-post,postid-16052,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Luz no Campus -Saúde Integral – 28/08/2013

Luz no Campus -Saúde Integral – 28/08/2013

Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer

Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.

Palestra

Saúde Integral

Desde tempos remotos a humanidade procura entender os mecanismos da doença e da cura.
Inicialmente vinculou-se doença e cura exclusivamente, aos prêmios e castigos de divindades. Posteriormente a Ciência passa
a ganhar forças e os mecanismos de aquisição de doenças, microrganismos, fisiopatologia das enfermidades começam a ser identificados. Chega um momento na humanidade em que se dividem competências entre Ciência e Religião, ficando para a Academia os diagnósticos e tratamentos convencionais e para as religiões o cuidar da alma, do espírito.
Esta visão dividiu o Ser em corpo, mente e espírito, como entidades totalmente individualizadas. Com o avançar da medicina surgiram questionamentos que a Ciência clássica não soube responder, como as doenças psicossomáticas e os efeitos placebo com curas inexplicáveis. A medicina atual vê então a necessidade de entender o Ser de forma integral e de tratá-lo em todas as suas propriedades, físicas ou não. O homem deixa de ser visto como partes, mas pede que sua filosofia de vida, suas experiências, suas questões espirituais sejam também avaliadas no processo de doença e cura, gerando o conceito de saúde integral.

Palestrante

Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula

Professora Doutora, responsável pela disciplina de Neuropediatria, vinculada ao Departamento de Neurologa, Psiquiatria e Psicologia.
Residências em Pediatria e Neuropediatria. Especialista em Neurofisiologia.
Doutorado em Neurociências pela UNICAMP.
Responsável pelo Projeto de Extensão: Saúde e Espiritualidade
Vice-presidente da AME de Botucatu.

Local e Data

28 de Agosto de 2013 – Quarta-feira – 18 Horas

Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”
Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp
Fazenda Experimental Lageado – Botucatu / SP

ENTRADA: 1 kg de alimento não-perecível.



EnglishPortuguese